A empresa química TI Brasil Indústria e Comércio, parte do grupo TI Automotive/TI Fluid Systems, comunicou o fechamento da fábrica em São José dos Campos/SP até dezembro ou começo de 2021. A decisão pegou os trabalhadores de surpresa e gera indignação porque a empresa não comunica o porquê da decisão. O máximo que foi citado em reuniões anteriores com o Sindicato dos Químicos foi a alta do dólar e as dificuldades com a pandemia do COVID-19.
Os trabalhadores e o Sindicato dos Químicos não aceitam que a classe trabalhadora pague o custo da crise desta pandemia. É obrigação dos governos federal, estadual e municipal manter os empregos. Não é possível que ao menor sinal de queda no lucro ou de mais uma crise do sistema os trabalhadores sejam punidos com a perda dos empregos.
Os trabalhadores cruzaram os braços no dia 13 de julho em luta contra o comunicado da empresa. Não podemos aceitar pagar o custo desta pandemia ou das crises sistêmicas do capital. Em defesa dos empregos! Em defesa dos postos de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras que tanto lucram geraram para esta empresa.
Após a mobilização dos companheiros, a empresa voltou a se reunir com o Sindicato. Contudo, a negociação tem que avançar no sentido de preservar os postos de trabalho. Não é possível que as empresas usem a pandemia para fechar unidades, transferir a produção, impor perdas salariais e, em parcerias com os governos federal, estaduais e municipais, apliquem retirada de direitos trabalhistas.
Estamos numa pandemia! Não é momento de lucrar! É momento de preservar a vida e a integridade dos trabalhadores! Não ao fechamento da fábrica! Some-se a esta campanha!
Mande notas de apoio à luta contra o fechamento da fábrica para a direção da empresa/RH nos e-mails fjsportaria@tifs.com e info@tifs.com. Envie cópia para o Sindicato dos Químicos (quimicosjc@gmail.com) e também fotos/vídeos em solidariedade à luta em defesa dos postos de trabalho. Pela manutenção dos empregos na TI Brasil! Em defesa dos postos de trabalho!
#EmDefesaDosEmpregos #QueOsRicosPaguemPelaCrise